top of page

Como Evitar o Estresse do Bebê!

  • Foto do escritor: Sheyla Borowski
    Sheyla Borowski
  • 18 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

como_evitar_o-estresse_do_bebe

Pois saiba que um bebê de poucos meses de vida, que passa uma hora ou mais num shopping, por exemplo ou em ambientes assim, se estressa e se intoxica de informações que, além de não fazerem nenhum sentido pra ele, terão um impacto cerebral de intensa exigência.


O resultado disso poderá ser percebido muito tempo depois.


O mundo deve ser apresentado ao bebê em doses controladas, pois seu cérebro é absolutamente imaturo para dar conta de um ambiente com excesso de cores, ruídos, movimentos, tudo simultaneamente. Na verdade poderá ser mesmo uma situação caótica para ele.


No lugar de supor que esse caos é natural, olhe com atenção e verá o quão pouco natural é e o quão evidente é seu efeito destrutivo: agitação, impaciência, cansaço e, não raro, ansiedade. Acontece que o cérebro segue crescendo durante os primeiros anos de vida e o seu desenvolvimento tem de ser gradativo e espontâneo, como acontece com todos os seres, pois a natureza tem seu ritmo e suas leis. Então não force seu bebê a crescer segundo a sua natureza adulta, respeite o próprio tempo dele para chegar lá.


Você que é mãe, ou pai, tente ser uma eficiente barreira contra estímulos para seu bebê, aceite-o como ele é e respeite sua imaturidade neurológica e emocional. Dê preferência a situações e ambientes que ofereçam ordem e conforto.


Faça por seu filho o que é realmente necessário para ele, aprenda a entender suas necessidades, pois só assim estará fazendo o suficiente e evitando o estresse, deixando que a natureza faça o resto.

 
 
 

Comentários


bottom of page