Onde há uma criança, há alguém que cuida dela!
- Sheyla Borowski
- 7 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Você consegue imaginar um bebê vivendo sozinho? Impossível, não é mesmo?
Pois bem, não existe mesmo uma criancinha sozinha; onde há uma criança, há quem cuida dela. Portanto, quando se fala de ambiente, fala-se desse cuidador, que em geral é a mãe e o pai, incluindo as condições que estes lhe oferecem para viver e crescer. A mãe é o primeiro ambiente da criança e, em seguida, vem o pai.
Sempre que esse ambiente vai ao encontro das necessidades da criancinha, isto é, quando a mãe e o pai, menos preocupados consigo mesmos, tomam as necessidades de seu filho como prioridades em suas vidas, é possível a construção das bases e dos nutrientes necessários para ele crescer forte e saudável. E será pelo acúmulo de lembranças de ter sido cuidado, de ter sido acalmado e atendido sempre que precisou (não confundir precisar com desejar) que essa criancinha desenvolverá um senso de confiança no mundo e em si mesma, podendo tornar-se, aos poucos, uma pessoa segura e com vida própria.
Por Sheyla Borowski, psicóloga Trecho do texto "Socorro! Não sou mais criança... Quem sou eu?", parte do livro Vida Adolescente - Perspectivas de Compreensão, organizado por Cristina Chaza e Luciano Só.
Comments