top of page

O lugar dos avós

  • Sheyla Borowski
  • 20 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Qual é o lugar dos avós na vida de uma criança? Em geral, as pessoas pensam que os avós são substitutos dos pais, só que com aquela leveza sem compromisso. Há muitos escritos românticos sobre os avós. De fato, é muito romântico mesmo falar deles como pessoas sem compromissos. Porém, é importante pensarmos que os avós possuem funções específicas. Muito diferente de ser mãe e pai, salvo em situações em que falta a mãe ou falta o pai, o avô ou a avó podem acabar substituindo aquele que falta, mas aí é diferente.

Os avós possuem várias funções fundamentais numa cultura: eles são as pessoas que mantêm a cultura familiar, transmitindo os vínculos e as tradições de cada família. Saber da nossa história é fundamental, porque assim sabemos que a base do agora sempre está no seu antes.

Outra função importante dos avós é que eles dão um suporte para os pais. Aqui entram alguns complicadores, porque principalmente os pais de primeiro filho e segundo filho, são mais ansiosos pelo desconhecimento da sua função, para dar conta de várias coisas diferentes neste mundo novo para um pai e uma mãe.

Os avós, tanto pelo lado paterno quanto materno, têm um papel fundamental quando estão dispostos a dar esse suporte, esse amparo e esse apoio para os pais jovens. Não para ensinar, pois, em geral, quando a avó acha que ela tem tudo para ensinar, acaba por perturbar a mãezinha nova que precisa ter sua própria experiência.

A avó deve estimular para que a mãe busque sua intuição, seu próprio jeito de solucionar as coisas. Claro que ela pode dar sugestões de caminhos, sugestões são sempre boas, desde que não surjam como a única verdade.

“Eu criei vocês!”, as avós em geral dizem isso. É verdade, mas as avós criaram os seus filhos, mas não criaram todos os filhos do mundo. Elas têm conhecimento da sua experiência e, claro, algum ensinamento que a própria vida vai trazendo para a pessoa. Mas, esse conhecimento todo deve ficar à disposição dos pais jovens para quando eles solicitarem e não ser imposto. Realmente, quando os pais precisam dos avós, eles vão solicitar. Só não será solicitado se houver receio, pois os avós se colocaram como aqueles que sabem melhor, aqueles que vão fazer muito melhor. Essa competição que os avós entram com os pais só atrapalha, não ajuda e acaba tirando dos avós a beleza que é o papel de ser avó e avô. É função deles dar para criança as coisas que os pais não estão podendo dar, com tranquilidade. Afinal, os pais não têm aquela tranquilidade que a gente mais distante de toda essa realidade do dia a dia, São eles podem conversar calmamente com os netos e ajudá-los naquilo que os pais não estão podendo fazer naquele momento.

 
 
 

Comentários


bottom of page