top of page

Liberdade e Autocontrole

  • Sheyla Borowski
  • 14 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

Quando uma criança nasce, ela depende 100% de quem cuida dela e na medida em que vai crescendo, por muito tempo ainda, vai precisar de alguém que diga até onde ela pode ir. Aos poucos ela irá conhecendo o mundo que a cerca e vai conquistando, passo a passo, maior liberdade, ainda

sob os cuidados de alguém.

O mesmo acontece, geralmente em paralelo, com a capacidade de se responsabilizar por seus atos, pela crescente capacidade de controlar seus impulsos imediatos.

Então, essa equação: "autonomia + autocontrole = liberdade" é um processo lento, que acompanha as etapas evolutivas da criança e cabem aos pais cuidarem para que ela chegue lá, da forma mais equilibrada possível.

A liberdade só será possível, com responsabilidade! Lamentavelmente tem-se visto crianças com excesso de liberdade, beirando à inadequação dos limites que lhe são dados: poucos para algumas coisas e demasiados para outras. É tarefa essencial do pais irem colocando os limites adequados a cada momento evolutivo, estabelecerem regras e cuidarem para que sejam cumpridas, por todos, inclusive por eles mesmos. As crianças percebem quando há incoerência entre o que é dito e o que é feito, elas não toleram injustiças!!!

Os pais que se dedicam a acompanhar seus filhos neste longo caminho para a liberdade, vão percebendo os resultados, pois percebem que eles crescem em autonomia e também em respeito aos demais; tornam-se pessoas colaborativas e desejadas nos grupos sociais.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page