5 Razões Pelas Quais a Criança Destrói Seus Brinquedos!
- Sheyla Borowski

- 25 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Vocês já devem ter visto o prazer com que uma criança desmonta um brinquedo ou a facilidade com que o abandona num canto, perdendo logo o interesse por ele.
O que dizer daquele brinquedo lindo e caro, que ela tanto queria, já que todo mundo tem e que custou para você comprar? Ela brincou um tempo com ele e logo perdeu o interesse, largando-o num canto, meio destruído. Como incomoda olhar isso, não é? Talvez fiquem se perguntando o que há de errado com ela? Parece sempre insatisfeita, não cuida de suas coisas e não valoriza o que tem, está sempre querendo mais!
Vamos entender melhor o que acontece.
Saibam que não há nada de errado com a criança, mas sim com esses brinquedos muito estruturados, que encantam de início pela sua perfeição e beleza, mas que logo esgotam seu uso, porque não permitem à criança fantasiar e dar asas a sua imaginação. São brinquedos fabricados para o benefício do consumo, mas certamente não para o desenvolvimento da infância. É perfeitamente natural que a criança logo perca o interesse por eles e os abandone num canto. Na melhor das hipótese ficará curiosa prá saber como foram feitos e o que o fazem funcionar ! Neste caso, a curiosidade toma conta e a criança começa a examinar o brinquedo, a desmontá-lo, sem dó nem piedade, no afã de descobrir algo mais; quem sabe ela descubra nele alguma outra utilidade, já que não tem mais graça...faz sempre a mesma coisa!
Pode-se dizer que é um impulso agressivo, sim, mas ao contrário do que parece, não é movido por uma desconsideração com o valor do brinquedo, ou um descaso a ele, muito menos um ataque ao carinho dos pais. Essa agressividade, na verdade, é um impulso curioso e transformador de fazer deste brinquedo uma nova coisa! A criança precisa satisfazer sua curiosidade inata de descobrir como as coisas são feitas e, fazendo assim, ainda consegue criar um novo significado ao que "sobrou", satisfazendo também sua necessidade de deixar uma marca pessoal ali.
Essas experiências na infância são muito mais importantes do que se pensa, pois são essenciais para desenvolver sua capacidade criatividade e habilidades para interferir na realidade, podendo, assim, vir a contribuir para o desenvolvimento e o progresso da cultura.
Se as crianças não fizerem essas “demolições" e transformações, então sim poderemos nos preocupar com elas, porque provavelmente estarão desenvolvendo muitas habilidades e conhecimentos, mas sem um significado pessoal, habilitando-se mais a imitar e a copiar o que outros criam, não se sentindo capaz de modificar o que lhe é apresentado.
Bom, podemos resumir isso tudo em 5 principais razões:
Porque a criança está crescendo; a cada dia, uma descoberta; ela se interessa pelo novo;
Porque a criança está aprendendo a usar seus impulsos agressivos;
Porque ela é curiosa, quer descobrir como é feito o brinquedo e o que o faz funcionar;
Porque ela é pura fantasia e os brinquedos modernos não oferecem a possibilidade de dar asas à imaginação, fazem sempre a mesma coisa;
Porque, ao destruir, a criança está podendo criar outra coisa.
Ser criativo, portanto, não é uma mera programação genética, mas sim uma longa conquista, que inicia já nos primeiros contatos do bebê com seu ambiente.




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